downs

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM OU SEM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Portadores de Down, autismo e outras síndromes necessitam de intervenções especiais para aprender a ler e a escrever, entre outras habilidades especiais.

O que fazer com aqueles estudantes que já vivenciaram anos na Escola e não conseguiram aprender a ler e a escrever? Muitas vezes o diagnóstico aponta para lesões cerebrais, que para alguns cientistas significa a certeza de perdas irreversíveis. Atualmente, porém, com o auxílio de teorias baseadas em estudos e experiências das Neurociências, afirma-se que as habilidades do cérebro são moldáveis e podem ser modificadas. É o que se chama de “Neuroplasticidade”.

Mas de que forma um estudante que até o momento não conseguiu acompanhar o processo de aprendizagem convencional, principalmente relacionado à leitura e escrita poderá vir a progredir, obtendo uma aprendizagem mais satisfatória? É claro que não poderia ser com base em um ensino convencional, globalizado e voltado para o coletivo, mas a partir de intervenções assertivas com visas ao êxito, dentro do que for possível, mas sempre rumo ao crescente.

Dessa forma, a PES propõe um trabalho especial para apoiar a consolidação da alfabetização de crianças e adolescentes que até o momento frequentam anos escolares adequados para a sua faixa etária em razão de adequação curricular, assegurada por Lei, porém sem o domínio de habilidades de leitura e escrita, tornando-se meros ouvintes das aulas que se voltam para atender o global, não o específico.

Em linhas gerais, propomos um processo com base na junção de alguns métodos de alfabetização, com a finalidade de garantir ao estudante a utilização de todos os seus sentidos: audição, visão, tato e, prioritariamente, a emoção. Assim, ele começa a perceber que pode avançar, basta que acredite no seu potencial e perceba o quanto é importante ler e escrever. A seguir, o esquema da proposta, adequada sempre que necessário, para contemplar de forma personalizada, cada situação.

A proposta terá como base a metodologia MULTISSENSORIAL, FÔNICA E ARTICULATÓRIA associada com o método da PALAVRA CONTEXTUALIZADA e atividades com foco no desenvolvimento da autoestima, autoconhecimento, aceitação de si e compreensão do valor da aprendizagem.

pespectivas

Ligue agora mesmo e agenda uma visita

(61) 3447-1217

(61) 8366-2442

(61) 8403-6471 (Eleonora Cavalcante – Diretora Educacional)

 

Deixe um comentário