Novo Ensino Médio – O que muda? Conheça características da nova proposta

Veja o Artigo Completo

Novo Ensino Médio – O que muda? Conheça características da nova proposta Artigos

por admin em 10/04/2017 com 0 comentário

O Ensino Médio, no Brasil, vai passar por uma reformulação para reforçar e melhorar a qualidade da educação. Ao longo de dois anos, o governo vai investir R$ 1,5 bilhão para converter escolas para tempo integral. Pela programação do Ministério da Educação, a mudança começará a partir do primeiro semestre de 2017. Até o fim …

Continue editando

Apoio pedagógico e psicopedagógico mensal

Veja o Artigo Completo

Apoio pedagógico e psicopedagógico mensal Artigos

por admin em 02/22/2017 com 0 comentário

Queridas mamães, estamos abrindo turmas de crianças do primeiro ao quinto ano para ofertarmos acompanhamento escolar, psicológico e psicopedagógico diariamente, em ambiente clínico, no turno matutino. As crianças terão todo o apoio para realizarem as atividades de casa no contraturno das suas aulas, numa perspectiva reflexiva, com orientação emocional e cognitiva de acordo com seus …

Continue editando

Uma Análise Sobre o “Mal Estar” na Escola

Veja o Artigo Completo

Uma Análise Sobre o “Mal Estar” na Escola Artigos

por admin em 12/09/2016 com 0 comentário

Por:  Eleonora Cavalcante     Em geral, as instituições de educação são estruturadas para viabilizar um ensino padrão, com propostas comuns para todos os alunos, sem considerar as diferenças que existem entre eles, uma vez que o ser humano vai se construindo no decorrer das suas experiências pessoais, que dependem de aspectos socioculturais, familiares, deficiências …

Continue editando

Participação na Rádio Federal

Veja o Artigo Completo

Participação na Rádio Federal Artigos

por admin em 11/06/2015 com 0 comentário

A Diretora da PES – Projetos Educacionais participou do programa da Rádio Federal (www.radiofederal.com.br), intitulado Ipê Brasília, conduzido pela animada e simpática personagem Cate BSB. Na oportunidade comentou sobre os serviços prestados pela empresa e explicou o significado da logo e do nome PES. Os outros participantes do debate foram a Eliana Teixeira e Paulo …

Continue editando

O Enem não veio para engessar o ensino médio, mas contribuir para a assertividade das práticas pedagógicas

Veja o Artigo Completo

O Enem não veio para engessar o ensino médio, mas contribuir para a assertividade das práticas pedagógicas Artigos

por admin em 10/01/2014 com 0 comentário

Para Educar é necessário definir a intencionalidade  Por:  Eleonora Cavalcante     O ENEM propõe uma avaliação de larga escala com vistas a analisar o nível de domínio de competências dos estudantes que concluem a Educação Básica. É uma proposta interessante, contemporânea, que acredita que o processo de educar não deva se deter em mecanicismos, …

Continue editando

Habilidades e competências como fins do Processo Educativo?

Veja o Artigo Completo

Habilidades e competências como fins do Processo Educativo? Artigos

por admin em 10/04/2013 com 0 comentário

Aquele ensino baseado apenas na aquisição de conhecimentos por parte do aluno em função de uma exposição verbal do professor não tem mais sentido para formá-lo para a vida que nos deparamos atualmente. Na realidade, o professor como centro do processo de ensino é apenas uma utopia, mesmo que algumas escolas ainda insistam em praticá-la …

Continue editando

Que valor é esse?

Veja o Artigo Completo

Que valor é esse? Artigos

por admin em 09/03/2013 com 0 comentário

Este texto destina-se a adolescentes e jovens e pode ser utilizado por professores: Por: Eleonora Cavalcante O título deste texto foi inspirado pelo da música de Renato Russo, intitulada “Que país é esse?”. É que quando penso no nosso país, como bem explica a canção, lembro-me que ele é assim por causa de um perfil …

Continue editando

Limites não podem ser impostos, mas construídos com os filhos

Veja o Artigo Completo

Limites não podem ser impostos, mas construídos com os filhos Artigos

por admin em 09/03/2013 com 0 comentário

Por: Eleonora Cavalcante Hoje, mais do que nunca, educar é uma missão complexa, uma vez que envolve muito mais do que exigir que crianças e adolescentes obedeçam às ordens dos adultos. O mundo em que vivemos atualmente está recheado de estímulos que cooperam para definir comportamentos diversificados, que em outras gerações não existiam. Não estamos …

Continue editando